TRATAMENTO PARA RUGAS E LINHAS DE EXPRESSÃO
O envelhecimento é um processo natural que ocorre com o tempo. Com ele, a pele vai perdendo elasticidade e firmeza, o que pode levar ao aparecimento de rugas e linhas de expressão. Além disso, algumas pessoas podem sofrer com hiperidrose, que é o suor excessivo.
Existem diversos tratamentos disponíveis para o combate a esses problemas. Alguns deles são mais invasivos, como a cirurgia plástica, enquanto outros são menos invasivos, como os tratamentos estéticos.
Tratamento para rugas e linhas de expressão
O tratamento para rugas e linhas de expressão pode ser realizado através da aplicação de substâncias na região frontal (testa), periorbital (pés de galinha), mento (queixo celulitico) e nariz. Pode ser aplicado também no músculo masseter para afinar o rosto.
Tratamento para Hiperidrose
A Hiperidrose é caracterizada pela sudorese excessiva que pode acometer diferentes partes do corpo. É causada por fatores emocionais, hereditários ou sinal de alguma doença. Há diferentes tipos de tratamento, sendo a aplicação de uma substância apropriada uma delas. Ela pode ser aplicada nas axilas, palmas das mãos e plantas dos pés. Vale lembrar que essa substância tem efeito temporário, de 4 a 6 meses, dependendo do local da aplicação, quantidade de vezes já aplicada e de características próprias do paciente. Apesar disso, é um tratamento eficiente, com bons resultados e que pode ser repetido, seguindo os intervalos, quantas vezes forem necessárias.
REJUVENESCIMENTO FACIAL
Aplicação de preenchedores e bioestimuladores para rejuvenescimento e harmonização facial com produtos biocompatíveis
Os preenchedores são utilizados para aumentar o volume em regiões que sofrem atrofia com o passar dos anos, como é o caso da região malar (maçãs do rosto). Podem preencher também rugas e sulcos, melhorando o aspecto do bigode chinês, por exemplo. Além do efeito volumizador, os preenchedores estimulam a produção de colágeno, melhorando o aspecto da pele. Alguns produtos têm o efeito principal de melhorar a flacidez da pele com a bioestimulação do colágeno e podem ser aplicados no abdome, braços e glúteos, além da face. Dentre as substâncias utilizadas para preenchimento e bioestimulação estão o ácido hialurônico, hidroxiapatita de cálcio e ácido poli-L-lático. Estes são produtos biocompatíveis, ou seja, não causam danos ao organismo.
MICROAGULHAMENTO
Microagulhamento para melhora da qualidade da pele e cicatrizes em geral
Realizado com anestesia tópica e um pequeno rolo com múltiplas agulhas que fazem pequenos furos na pele. Com isso, há estimulação da produção de colágeno melhorando a qualidade da pele. O microagulhamento pode ser utilizado em associação com o drug-delivery: durante o procedimento, são aplicadas substâncias que penetram pelos furos, aumentando sua absorção. Essas substâncias (melanges) são manipuladas de acordo com o tratamento: clareamento de manchas, melhora de cicatrizes, celulite, flacidez, dentre outros.
INFILTRAÇÃO DE CÓRTICÓIDE
Infiltração de corticóide para abordagem de quelóides e cicatrizes hipertróficas
O quelóide é uma doença da cicatrização em que ocorre o crescimento descontrolado, além das margens da cicatriz inicial. Tem fator hereditário, portanto, em caso de história familiar (pais, irmãos) com quelóide, sempre avise o médico. A abordagem do quelóide é complexa, uma vez que existe a chance de recidiva. Consiste em três etapas: infiltração de corticóide (quantas sessões forem necessárias, o que depende da resposta de cada um), ressecção cirúrgica da lesão e betaterapia (terapia por radiação) após 48h, 10 sessões. O paciente que possui diagnóstico de quelóide deve evitar ao máximo colocação de brincos, piercings, tatuagens e cirurgias.
A cicatriz hipertrófica é um problema da cicatrização em que a cicatriz se torna grossa , alta e avermelhada, mantendo o padrão da cicatriz inicial. Tem fator hereditário, mas também pode ocorrer devido a técnica cirúrgica usada para o fechamento da pele. Sua abordagem é menos complexa, iniciando com corticóides tópicos. Se não houver melhora, pode-se realizar a infiltração do corticóide ou a revisão cirúrgica da cicatriz.