RECONSTRUÇÃO MAMÁRIA
O tipo e técnica de reconstrução mamária são individualizados para cada paciente. São muitos fatores que devem ser considerados para a escolha adequada, levando em consideração o estágio e o tratamento da doença, as condições clínicas da paciente e, principalmente, a sua expectativa em relação a reconstrução.
RESSECÇÃO DE TUMORES
Há diversos tumores ou lesões benignos da pele que podem ser retirados com anestesia local no consultório. Eles devem ser retirados se estiverem causando qualquer incômodo funcional ou estético. Dentre as principais lesões benignas estão: nevos (pintas), verrugas, acrocórdons, queratoses, fibromas, granulomas, lipomas e cistos epidérmicos.
Já os tumores malignos devem sempre ser tratados. Primeiramente faz-se o diagnóstico com uma biópsia. Depois, realiza-se a cirurgia para retirada completa do tumor. A técnica cirúrgica e a reconstrução variam de acordo com o tipo, o tamanho e a localização do tumor.
Dentre os principais tumores malignos de pele estão: carcinomas basocelulares, carcinomas espinocelulares, melanomas e os dermatofibrossarcomas.
ABORDAGEM DE FERIDAS COMPLEXAS
Queimaduras, escaras, mordeduras, úlceras de membros inferiores.
O cirurgião plástico é o profissional melhor habilitado para a abordagem das feridas complexas. É muito importante procurar o cirurgião plástico desde o surgimento da ferida, pois dessa forma, pode-se evitar ou diminuir as sequelas. Estamos à disposição para pronto atendimento, sutura de feridas, curativos complexos, atendimentos hospitalares e domiciliares.
CIRURGIAS PARA RETIRADA DE EXCESSO DE PELE
Dermolipectomia abdominal, Braquioplastia (retirada do excesso de pele dos braços), Cruroplastia (retirada do excesso de pele das coxas), Mastopexia, Ritidoplastia e Torsoplastia (retirada de excesso de pele das costas).
Para a realização desses procedimentos, não é obrigatório que o paciente tenha feito a cirurgia bariátrica, basta ter apresentado uma grande perda de peso que resultou em flacidez e sobra da pele..
A cirurgia mais realizada nesses pacientes é a dermolipectomia abdominal, ou abdominoplastia, que pode ser convencional (cicatriz transversal) ou em âncora (cicatriz longitudinal e transversal) dependendo da quantidade de pele a ser retirada e se o paciente se incomoda ou não com o tamanho da cicatriz. Em alguns casos, a sobra de pele é tão grande que é realizada também a torsoplastia, em que é retirado excesso de pele até as costas.
Além da abdominoplastia, realizamos a retirada do excesso de pele dos braços (braquioplastia) e das coxas (cruroplastia), a mastopexia para levantar e dar volume aos seios e a ritidoplastia para melhorar o contorno facial. Não é possível realizar todos esses procedimentos de uma só vez, porém alguns são passíveis de serem combinados.